segunda-feira, 26 de setembro de 2011

PASSAGENS AÉREAS


O assunto agora é empresas aéreas. Quem nunca teve um problema com uma companhia seja por falta de informação, seja por atraso nos voos?! Elas nos tratam com descaso e desrespeitam nossos direitos. Achamos um caso sobre isso:


TAXA DE CANCELAMENTO NO VALOR DE 68% DAS PASSAGENS!!!!

Em 16/07/2011 efetuei, via site da GOL, a compra de passagens ida e volta para o trecho MACEIO - FOZ DO IGUACU, compra que tive que cancelar 10 dias ANTES DA VIAGEM (também pelo site da empresa).
Para o cancelamento foi cobrado uma taxa, que descobri ser de 68% (SESSENTA E OITO POR CENTO) - ISSO MESMO 68% do valor total pago pelas passagens. Ou seja, dos R$ 704,67 que gastei com a compra, estão me cobrando R$ 480,00! Após tomar um susto com a cobrança exorbitante, liguei para o 0800 704 0465 verificar se estava correto o valor. Fui informado que sim e que não havia nada a ser feito (PROTOCOLO 20985298). Segundo a atendente, a taxa em questão varia de acordo com a tarifa adquirida e que eu deveria ter visto isso antes de comprar a passagem pois a compra de uma passagem é uma prestação de serviço com contrato. Entretanto, disse a ela que contratos, quando são LEONINOS, são nulos perante a Justiça. A mesma atendente me orientou a procurar a justiça e disse que a GOL não tinha mais nada a fazer!!!!!

Resumindo: fui [editado pelo Reclame Aqui] em R$ 480,00 por uma companhia que até então admirava muito....

Recentemente a Justiça Federal determinou que a multa para quem precise cancelar ou remarcar a viagem não pode exceder 10% do valor da tarifa (ou 5% quando o cancelamento ou remarcação ocorram até 15 dias antes da data da viagem). A decisão da Justiça também determina que as companhias devolvam aos consumidores os valores cobrados além desses limites desde 5 de setembro de 2002. Se não cumprirem essas decisões, terão de pagar R$ 500 para cada negociação irregular.
Diante do exposto, considero que fui vítima de cobrança abusiva, e solicito, portanto, a adequação do valor aos limites coerentes.

3 comentários:

  1. Os brasileiro precisam aprender a defender seus direitos, muitos acham que reclamar é fazer barraco !!! O consumidor merece ser respeitado e fazer valer o que a lei determina.

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  2. Essas empresas acham que nós somos ricos, isso sim! Há mais ou menos um mês e meio atrás comprei uma passagem de bsb para bh ida e volta por 170 reais pela tam, fiquei super feliz porque afinal estaria viajando pela melhor empresa aérea e por um preço baixissmo! Na volta para bsb ocorreu um imprevisto e eu perdi o voo, tive então que pagar 130 reais para conseguir um assento em outro horário....Eles não tem vergonha de nos explorar!

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  3. É um absurdo, muitas vezes é mais barato comprar uma passagem nova do que trocar a antiga ! As empresas aereas não estão vendendo a sua estadia ou não no avião, tão vendendo o avião cheio ! Eles não querem perder aquele assento que não foi utlizado, um absurdo !!!!!!!!!!!!!!

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